Controle o ambiente. No dia da mudança, no local de partida e no local de chegada, controle o ambiente ao qual o seu bichinho terá acesso, todo o tempo. Mantenha-o preferencialmente em um único cômodo, longe do barulho e da movimentação da casa e sem acesso às saídas. E contidos apropriadamente em caixas de transporte. Só o remova desse cômodo no momento da viagem. Animais devem viajar de preferência em contêineres cobertos e próximos ao dono. 

 

Controle o transporte. Utilize sempre caixas apropriadas, terrários e gaiolas cobertas, para evitar estresse do animal, sprays calmantes e brinquedos para ambientação. Para viagens longas, ou animais inquietos, converse com seu veterinário a respeito da possibilidade de sedação.  

Gatos: mantê-los em caixa de transporte, no máximo um gato por caixa, e se possível utilize aromatizadores calmantes como Feliway. 

Cães:de preferência devem viajar em caixas. 

Pássaros e animais exóticos devem estar cobertos e em gaiolas e terrários fechados. Tenha nos cálculos de transporte o traslado das caixas, ou gaiolas, que não possam ser carregadas com você.

 

Controle a saúde. Atente para a necessidade de vacinação específica ou de castração e registro para viagens interestaduais ou internacionais com seus pets. Algumas regiões possuem regulação específica para imunização contra parasitas. Planeje sua mudança e viagem tendo em conta os custos com estas precauções.

 

Na casa nova. Deixe seu pet se ambientar em um local ou cômodo por pelo menos 24 horas antes de explorar a casa. Pássaros e animais silvestres precisam que seu novo local de morada seja escolhido tendo em conta a nova disposição de móveis, insolação e correntes de ar e umidade. Gatos não devem ter acesso à rua, e cuidados especiais, como telas nas janelas, devem ser providenciados antes da mudança. Cães têm a tendência de querer explorar a vizinhança nos primeiros dias. É importante observar para que não acabem fugindo levados pela curiosidade. Passeios regulares nas primeiras semanas costumam dar conta do problema. 

 

Autora: Sueli Feliziani.