Planeje o dia da mudança e os dias anteriores, com antecedência. Vá organizando já com as crianças como as coisas vão acontecer ao longo da semana da mudança. Designe a eles pequenas tarefa e coisas para guardar. Deixe que eles vejam onde estarão suas coisas preferidas e etiquete as caixas para que eles saibam onde está o quê. Esse tipo de organização comportamental ajuda os pequenos a se preparar para a mudança real e para abraçar a ideia de um novo ambiente, um novo lar e uma nova vizinhança com menos ansiedade.

 

Aproveite a mudança para separar roupas e brinquedos que já não servem mais ou que já não se adequem à idade dos pequenos. Proponha uma feira de garagem, ou um pequeno bazar e deixe os pequenos se divertirem vendendo/doando suas coisas. Deixe bem clara a ideia de que para que novas coisas cheguem é preciso que as antigas sigam seu curso. Aproveite para explicar sobre ciclos de consumo e reaproveitamento. E como outras crianças poderão usar ou brincar com seus antigos pertences e serem muito felizes.

 

Festa do Pijama. Esta dica serve principalmente se seus móveis já estão previamente desmontados, ou se eles chegam depois de você à casa nova. Aproveite o dia antes da montagem ou antes da mudança para fazer uma festa do pijama. Uma noite em que todos da família durmam juntos num mesmo cômodo, nos colchões no chão ou em sacos de dormir. Façam do jantar um piquenique. Já criando um ambiente lúdico e descontraído para o novo lar e para toda a experiência de mudança, que pode ser assustadora para os pequenos. Abuse de lanternas, histórias, e comida rápida que não precisa de talheres, o que também será uma facilidade nesse momento de coisas empacotadas e driblará a necessidade de ir pra cozinha.

 

Autora: Sueli Feliziani.